Sessão solene de honra ao mérito aos profissionais da educação de Orizona. 22/10/2025

Câmara de Orizona Realiza Sessão Solene em Homenagem aos Profissionais da Educação

Orizona, 23 de outubro de 2024. A Câmara Municipal de Orizona foi palco de uma noite de profundo reconhecimento e emoção no último dia 22 de outubro, com a realização da Sessão Solene de Honra ao Mérito aos profissionais da educação do município, que incluiu professores da ativa e aposentados.

O evento ganhou destaque pelos discursos carregados de memória e paixão pela profissão.

Voz dos Homenageados: Paixão e Superação

Em um dos momentos mais marcantes da noite, a professora Luzia Helena, primeira a discursar em nome dos homenageados, expressou sua surpresa e gratidão pela iniciativa dos vereadores, destacando a importância da valorização da classe.

"Nós, professores, muitas e muitas vezes somos tão esquecidos, tão desvalorizados, que até mesmo para ser relembrado de tudo aquilo que a gente prestou à sociedade... e hoje eles tiveram essa humildade de nos convidar para vir aqui receber essa homenagem," afirmou.

A professora Luzia relembrou sua trajetória, marcada pela falta de recursos no início da carreira. Ela descreveu a realidade de uma sala multisseriada, sem quadro, tirando água de cisterna e preparando o lanche em fogão a lenha. Superando as dificuldades e conciliando duas redes de ensino após passar em dois concursos, ela ressaltou:

"Tudo isso foi muito mais aprendizado do que ensinamento. Eu aprendi muito com as dificuldades, com os colegas, com os alunos. E hoje a maior satisfação é quando você chega a um local e vê ali um ex-aluno prestando serviço para a sociedade."

Outra homenageada, a professora Anita Borges, discursou em nome dos profissionais da ativa, defendendo que o amor é o pilar da profissão. "Eu acredito que toda e qualquer profissão, se não existir amor, a gente não faz. Quando a gente ama, as coisas ficam mais leves," disse.

Ela enfatizou o papel transformador dos mestres: "Nós professores, nós somos transformadores. E não só nós. Nós passamos por essa vida para transformar o outro." A professora Anita ainda fez um apelo à união e ao otimismo.

"Semeie. O mundo está precisando de pessoas com esperança, está precisando de pessoas alegres, entusiasmada, precisando de pessoas que acreditam nos sonhos dos outros."

O Poder Legislativo e o Reconhecimento em Vida

A vereadora Roseli Mesquita destacou a relevância da homenagem ser feita em vida. "Quando nós homenageamos alguém aqui na Câmara, geralmente é depois da morte... Com este projeto, nós podemos homenagear as pessoas em vida. Olha que honra tê-los aqui, poder prestar uma simples homenagem a vocês para dizer: 'muito obrigada' pelo carinho, pelo amor, pela dedicação."

O vereador e também professor, Daniel Hipólito, um dos proponentes do projeto, ressaltou que a Sessão Solene é um "dia de gratidão" que celebra o trabalho prestado, muitas vezes em condições adversas.

"Histórias que enfrentou estradas de terra... Escola sem carteira e ainda assim não desistiram de ensinar... Vemos histórias de mulheres, homens que fizeram da sala de aula o lugar onde a vida acontece de verdade, onde se sonha, se aprende, se acredita."

O vereador Daniel concluiu sua fala ressaltando a essência da missão: "Ser professor é plantar sementes todos os dias, mesmo sem saber quando e onde florescerão. A vocês, mestres que ensinam com coração, o nosso muito obrigado."

O Dr. Joaquim Marçal, convidado de honra, reforçou o coro de valorização, chamando a de "a profissão mãe de todas as outras profissões", e reconhecendo a dificuldade atual: "Vocês passaram a ser pais e mães ao mesmo tempo e que o pai são pais e mães que também não podem nem repreender."

A Educação como Missão

A sessão foi encerrada pelo presidente, vereador Carlos Eduardo (proponente da homenagem), que fez questão de cumprimentar nominalmente diversos colegas e ex-professores presentes, incluindo a professora Maria Ivone, sua primeira professora.

Carlos Eduardo reforçou a crença da Casa no poder da área: "Eu acredito que a única forma que nós temos para transformar, para mudar, para melhorar a sociedade é a educação. Tanto é que sou apaixonado pela educação."

O vereador destacou que a profissão transcende o ofício, sendo uma verdadeira vocação:

"A profissão de professor vai muito além de uma profissão. Ela é uma missão. A missão de educar, a missão de cuidar, a missão de amar, a missão de aprender."

Ele fez um reconhecimento especial aos aposentados, cujas contribuições muitas vezes se tornam "invisíveis" para a sociedade, e reiterou o objetivo da solenidade:

"Essa propositura de convidar vocês aqui hoje, de apresentar essa pequena homenagem, essa pequena simbologia, mas carregada de amor, de carinho e de reconhecimento pelo que cada um aqui fez e faz pela educação do nosso município," declarou Carlos Eduardo.

Ao finalizar, ele enfatizou a necessidade de humanizar o ensino: "É necessário que a gente comece a enxergar no nosso aluno um ser humano e não uma máquina que precisa ser treinada. Além de conhecimento, esses nossos alunos precisam de amor, de carinho."

A homenagem reforça o compromisso do Poder Legislativo em valorizar os profissionais que constroem o futuro de Orizona.